Anan Nodedt

Anan Nodedt nasceu no dia 2 de outubro de 1977, em um pequeno povoado à beira mar, chamado Solymar, a 20km de Montevideo, no Uruguai. Com o pai pedreiro e a mãe empregada doméstica, Anan cresceu em um ambiente humilde, no qual apenas conseguiam cobrir suas necessidades básicas. Desde muito pequeno, gostava de acompanhar seu pai nas obras, onde começou a ter interesse por construções. Durante o ensino fundamental Anan se destacou como um dos melhores alunos da sua classe, mas, aos 11anos, com a separação de seus pais, decidiu ir viver na rua. Depois de um ano passando frio e fome, uma familia decidiu leva-lo à sua casa. Sua situação de vida o levou a entrar em contato com as drogas e com o álcool. Apesar disso, Anan seguiu estudando e participando de projetos de construções e, aos 16 anos, fundou sua própria empresa chamada “Adonai Servicios” e, pouco tempo depois, ingressou na universidade de arquitetura. Apesar de ser uma pessoa ativa, pouco a pouco o vazio e a falta de sentido foram se apropriando da sua vida.

Aos 20 anos, enfrentando uma depressão e vicio em drogas muito grave, teve uma experiência muito profunda, que ele chamou de “Meu Despertar Espiritual”, a qual deu um giro em sua vida, levando-o a abandonar sua carreira de arquiteto e a dedicar-se ao seu crescimento interior.

E assim foi como iniciou uma busca por pessoas sábias que lhe ajudaram a entender mais de perto essa mudança que havia ocorrido em sua vida. Logo, abandonou tudo no Uruguai e começou a viajar pela Argentina como músico.

No Chile, viveu em Santiago, na casa “Michoacán” no bairro “Los Guindos”, onde Pablo Neruda viveu com Delia del Carril. Neste local, dirigiu o processo de reconstrução do teatro que havia nesta casa e que hoje em dia é o Museu do Partido Comunista do Chile. Durante sua estadia no país, se aproximou da cultura Mapuche, povo nativo chileno.

Na Bolivia e no Perú, viveu por longos periodos em silêncio, tanto nas montanhas como na selva amazônica peruana, com xamãs e sábios indígenas, como Don Mateo Italiano (cultura Machiwenga), Luis Espinoza y Doña Adelia (cultura Quechua), Doña Filipa y Maria Apaza (cultura Quero), e os calaguayas, indégenas Aymaras da zona do lago Titicaca, curandeiros itinerantes que viajam curando.

Com todos eles aprendeu formas ancestrais de cura, dentro das diferentes cosmovisões indígenas de cada região. Percorreu a Colômbia, compartilhando seminários de cura e dirigindo a construção da eco-aldeia “Planeta de Luz”, localizada em Cartagena.

Logo, iniciou uma investigação sobre a cultura negra e regressou ao Uruguai para criar um filme-documentário chamado “Kandogue”, o qual ganhou vários prêmios em festivais de cinema.

Kandogue

Tambor de criola

Andou por todo o Brasil investigando a cultura afro-brasileira e, durante um tempo, viveu em Salvador, Bahia, em um templo de uma religião afro-brasileira, aprendendo sobre sua cosmovisão, guiado pela Mãe de Santo Mofo-Justa. Em São Luiz do Maranhão criou o filme-documentário chamado “Tambor de Criola”, o qual passou a fazer parte do programa de educação cultural nas escolas do estado.

Pouco tempo depois, se dirigiu ao México, onde aprendeu sobre os diferentes tipos de xamanismo deste país com Julieta Pineda (xamanismo Zapoteco com Cogumelos sagrados), Pablo Teizán e Don Bonifacio (xamanismo Huichol), e com Victor Charles aprendeu sobre o Temazcal e seus rituais sagrados. Com base no seu conhecimento em bioarquitetura, dirigiu construções de clínicas naturistas, centros de yoga e casas em todo o México. Ainda no México, estudou medicina naturista e iridologia com o Dr. Josué Alcaraz; também estudou as bases da acupuntura chinesa com a Dra. Francia González.

Em seguida, iniciou sua formação em agroecologia e permacultura, participando em cursos com Raúl Medina, Jairo Restrepo, Ricardo Romero e Nacho Simón, entre outros.

Em suas viagens por esses países, conheceu o trabalho do mestre Osho, participou de treinamentos de meditação e de diferentes técnicas terapêuticas com renomados terapeutas internacionais, como Premartha e Svarup (treinamento em terapia primal e tantra), com Devageet (treinamento em dialogo com os sonhos), Kelly Satz (treinamento em dança dos cinco ritmos), e Chandrakala (satori). Fruto de ter absorvido todas essas ferramentas, conseguiu adaptar os conhecimentos de culturas ancestrais à psicologia transpessoal, fusionando xamanismo, dança, arte e as meditações dinâmicas de Osho, criando assim um estilo de trabalho espiritual de integração interior único.

Desde que iniciou suas viagens, compartilhou sua sabedoria em mais de 1.500 conferências e seminários na America Latina e na Europa, abordando assuntos como vício em drogas, sexualidade, meditação, pedagogia, cura, bioarquitetura e agroecologia.

No ano de 2013, começou a viajar com sua companheira de vida Leiza Lau, criando assim seu novo projeto Leiza&Anan. O amor de Leiza e a meditação de Anan fazem que seus seminários e processos de desenvolvimento interior sejam uma festa para a alma e para a consciência. Desde então, viajam pelo mundo aprendendo novas ferramentas e compartilhando suas experiencias de crescimento interior, guiando grupos a lugares místicos como Machu Pichu, Tailândia, Rota Maya Mexico, Cataratas do Iguaçu, entre outros.

Em maio de 2016, Anan recebeu a transmissão, por parte de Wadud (Prasad), do grupo “Men´s Liberation” criado pelo mestre Osho, um processo exclusivo para homens. Neste mesmo ano Anan e Prasad chegaram a um acordo para mudar o nome desse processo para “Clan del Sol” (Clã do Sol), podendo, assim, leva-lo a países de língua espanhola. Na atualidade, Anan continua esta linhagem conservando as instruções principais que Osho deu para este grupo, o qual compartilha em varios países da América Latina e Europa.

Hoje em dia, sua viagem interior está direcionada à investigação e experimentação de três pilares importantes: Psicologia transpessoal, bioarquitetura e agroecologia. É o criador e facilitador do processo de desenvolvimento interior “O caminho do Guerreiro Interior”, um processo vivencial profundo, desenhado para resolver, compreender e integrar à consciencia as diferentes etapas da vida do ser humano, como a infância, a adolescência, a idade adulta e a morte.

Atualmente, junto com Leiza Lau, guia este processo em sete países da América Latina.

No México, fundou e dirigiu a construção do projeto “granja Kaypacha”, lugar onde se fusiona bioconstrução, arte, meditação e agroecologia, gerando, assim, um estilo de vida consciente.

Criou e dirigiu, por cinco anos, a fundação “Salto del Nogal AC”, projeto direcionado a ajudar 90 familias de agricultores nas serras de Jalisco, criando escolas para ensinar agricultura orgânica, reflorestamento, apoiando a saúde de muitas familias e a conscientização sobre o meio ambiente.

Em 2019 terminou seu primeiro livro em castelhano chamado ¨El Sendero del Guerrero Interior¨ o qual teve centenas de copias vendidas no México, Colômbia, Uruguai, Chile e Espanha.

Este livro é uma compilação de práticas que resumem mais de vinte anos de busca interior. Não pretende entregar uma fórmula ou método a ser seguido, nem tampouco promete resultado rápido. Neste mundo moderno, onde se busca saídas imediatas, a própria indústria de manuais de autoajuda se torna mais uma forma de consumo, e acabamos acreditando que assim como se compra um carro podemos comprar o despertar espiritual. Os ensinamentos de Anan apresentam uma verdadeira ruptura.

“O nome do livro ¨El Sendero del Guerrero Interior¨, ¨O caminho do Guerreiro Interior¨ em tradução livre, serve para mostrar que a batalha mais importante esta ocorrendo dentro de nós e não nos damos conta, não estamos conscientes deste fato, e ao não tomar consciência dessa luta acabamos projetando nossas angustias no mundo exterior, criando dor e sofrimento em nosso entorno. O subtítulo ¨Relatos de un Pecador que Conoció el Silencio¨, ¨Relatos de um Pecador que Conheceu o Silêncio¨ em tradução livre, afirma que o despertar espiritual esta ao alcance de todos sem importar sua religião, sexo, classe social, o que você come, como te veste, dado o fato que somos um espirito em um corpo, esse é outro fato que poderá descobrir por você mesmo quando viaje ao seu interior. Este livro tenta apoiar nessa viagem para dentro, para o centro do seu coração”. A. Nodedt

A. Nodedt

Televisão

Anan Nodedt Interview, TV Program "Elements"

Interview with Anan Nodedt Channel 4

Radio

Apresentações de livros

Imprensa

Todo Seu trabalho está focado em proporcionar ferramentas para que as pessoas possam descubrir seu rosto inicial e a auto-realização como seres humanos, ao liberarem todo o potencial que possuem dentro deles mesmos.

Testimoniales